Programação NeuroLinguistica

A Programação NeuroLinguistica (PNL) é uma ferramenta para realizar a integração entre mente, corpo, emoções, para obtermos uma visão nova e uma comunicação coerente, de fácil absorção para os nossos ouvintes, com o objetivo de obtermos os resultados que desejamos.

Demonstra ser um recurso util no aprendizado de liderança, tanto pessoal como em grupos, auxiliando à identificar e liberar habilidades, melhorando a eficácia nos relacionamentos, desenvolvendo e mantendo estados de excelência e realizar o trabalho de grupo de forma ecologica e visão sistêmica.

O trabalho com a PNL é realizado com o auxilio de um conjunto de modelos, sendo mais que uma psicoterapia, baseada em gestalt , é uma Aprendizagem, buscando nas experiencias da pessoa que deram certo, para analisar as que não estão sendo funcionais, revendo suas crenças sob si mesma, ressignificando-as visando principalmente ao desenvolvimento pessoal e profissional.

É baseada na idéia de que a mente, o corpo e a expressão interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo, e tal percepção pode ser alterada pela aplicação de uma variedade de técnicas.

Nesta abordagem é privilegiado, desde o início, aquilo que a pessoa já sabe fazer certo, e aquilo que ela pode melhorar. São experimentados modelos novos, mudanças de pontos de vista, (metaposição, ressignificação e remodelagem), e se motiva o indivíduo - agora encarado como um aprendiz, e não como um paciente - a experimentar estratégias novas de pensar, sentir e agir (comportamento).

O nome da tecnica de PNL vem da ideia que compreendemos as informações do meio pelo cinco sentidos, e que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação, e através da linguagem ordenamos nossos pensamentos e comportamentos e nos comunicarmos com os outros, a programação da maneira como organizamos nossas idéias e ações a fim de produzir resultados.

Na abordagem psicoterapêutica básica é a clássica " descrição de sintomas - encaixe em um diagnotico- tratamento", porém na PNL se encara o aprendizado de duas formas:

A tecnica de Ressignificação e Reestruturação, onde a pessoa faz uma síntese criativa e, utilizando descrições provinientes de outras áreas do conhecimento, refaz a percepção, modificando os filtros de percepção, a lete pela qual vê os fatos, suas crenças e valores oriundas da sua visão inicial da situação problema. Um dos mecanismos que se usa são as analogias metaforas e o objetivo é que o significado da experiência seja modificado (Ressignificação) ou a estrutura ambiental ou contextual da experiência seja refeita ou, pelo menos, percebida de forma diferente (Reestruturação ou reposicionamento).

A PNL é embasada na tecnica chamada de "Modelagem a partir de Sistemas Eficientes", onde o indivíduo faz uma conexão com um "Modelo" dotada de uma habilidade, comportamento ou estratégia de sucesso, visando proporcionar uma capacidade pessoal de se comunicar de forma mais efetiva e também a realização de mudanças.

As pressuposições da PNL são princípios sobre os quais se fundamenta sua aplicação.

São eles:

o "As pessoas respondem a sua experiência, não à realidade em si.
o Ter uma escolha ou opção é melhor do que não ter uma escolha ou opção.
o As pessoas fazem a melhor escolha que podem no momento.
o As pessoas funcionam perfeitamente.
o Todas as ações têm um propósito.
o Todo comportamento possui intenção positiva.
o A mente inconsciente contrabalança a consciente; ela não é maliciosa.
o O significado da comunicação não é simplesmente aquilo que você pretende, mas também a resposta que obtém.
o Já temos todos os recursos de que necessitamos ou então podemos criá-los.
o Mente e corpo formam um sistema. São expressões diferentes da mesma pessoa.
o Processamos todas as informações através de nossos sentidos.
o Modelar desempenho bem-sucedido leva à excelência.